LabJaca LabJaca

Episódio 3: Pandemia

https://youtube.com/watch?v=Iu5ITB4T_kw

Websérie: Favela x Pandemia / Episódio 3: Pandemia

A favela está se virando durante a pandemia da covid-19 da mesma forma que sempre se virou, nós por nós. Quer saber a verdade por trás do coronavírus nas favelas? Então chega mais, está no ar o nosso terceiro episódio e o papo é pandemia.

Estamos enfrentando a maior crise sanitária da nossa geração. A covid-19 nos pegou de surpresa e assentou as desigualdades já existentes na sociedade e a favela, como sempre, ficou em último caso. Perdemos mães, pais, irmãos, amigos e entes queridos, perdemos empregos, diretos de ir e vir e nos sentimos invisibilidades. Os dados do estado sobre o número de infectados pelo coronavírus nas favelas não são reais e aqui no Jacarezinho, como em todas as outras favelas do país, a população teve de se virar como podia para conter os impactos da pandemia.

A campanha do Jaca Contra o Corona, em parceria com a Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira e voluntários de dentro e fora da comunidade foi muito positiva, atendendo milhares de famílias com cestas básicas e kits de higiene. Sempre deixamos claro que nossa intenção não era acabar com a fome no Jacarezinho, mas sim levar conscientização sobre saúde nesse momento tão difícil. O que esperamos para esse pós-pandemia que se desenha, é que a favela seja parte do plano de reconstrução da sociedade e que os profissionais da saúde desses territórios não sejam esquecidos quando tudo isso passar.

Nesse episodio conversamos com:

Seimour Souza – Coordenador da campanha do Jaca Contra o Corona / Relacoes Institucionais LabJaca

Geiza – Farmacêutica residente da FIOCRUZ na Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira

Ruth – Dona de casa

Wellington- Agente comunitário de saúde da Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira

Jucilene – Cozinheira Rita Helena- Médica na Clínica da Família Anthidio Dias da Silveirae Fiotec – Fundação de Apoio à Fiocruz

Roteiro e direção: Bruno Sousa @vvracional , Mariana Galdino @eugaldino, Thiago Nascimento @thgnascimento_ e Vinicius Morais @barba.falhada

Câmeras / Som / Edição: Max Chagas @maxchagas_ e Gerente @gerente_rique

Com legendas em Português e Inglês.