LabJaca LabJaca

Manifesto da Comunidade Black e amigos da Kate

Em defesa da memória da Kathlen Romeu: Manifesto da Comunidade Black e amigos da Kate

No último dia 08 de junho de 2021, nós, amigos e familiares da Kathlen Romeu, tivemos um pedaço de nós arrancado. Comunidade Black era o nosso grupo de amigos negros e negras, do qual Kate era parte fundamental. A Kathlen era vida, parte integrante do nosso tão unido grupo “black” de viagens, “corres”, debates sobre questão racial, música, artes, etc.

Kate era uma jovem de 24 anos, mulher negra e cria da favela. Carregava em seu ventre esperança, uma vida negra em formação. Ela era símbolo de alegria, compaixão, amor e luta. Jamais deixaremos que o legado de Kate venha a se apagar, ela sempre será lembrada como coragem, como alguém que sonhou, realizou e movimentou estruturas.

Basta ser negra ou negro, pobre, trabalhador ou favelado que sua vida vale menos. Quase 20 grávidas foram atingidas por tiros nos últimos anos, diversas crianças.

Desenvolvemos um plano de ação que se inicia com um memorial no Complexo do Lins, onde haverá um mutirão de grafite para transformarmos os muros cravejados de bala em arte. Temos como objetivo final preservar a memória da Kate e evidenciar o que ela representa pra nós. Gostaríamos de convidar a todos para mobilização e luta!

Serão nossas pautas e ações:

  • Investigação das instituições públicas do Estado, Ministério Público, Polícia Civil, etc.
  • Plano de redução da letalidade das ações policiais, conforme determina o Supremo Tribunal Federal.
  • Afastamento das ruas dos policiais envolvidos no caso.
  • Construção do Memorial da Kathlen e homenagem às vítimas do genocídio do povo negro no Complexo do Lins.

Quer ajudar?

Doe para construção do memorial ou entre em contato

Conta:
Banco Inter
Agência 0001
Cc 5402867-1
PIX 15417711764 Mariana de Paula Santos (Lab Jaca)

Contato:
Thiago +55 21 98751-0112
Gabriel +55 21 99524-5085